“Ninguém transforma ninguém e ninguém se transforma sozinho: nós nos transformamos no encontro”. (Roberto Crema)

THEATERAPIA® | Terapia da Mulher

A Theaterapia® (Terapia da Mulher), idealizada por Tamaris Fontanella, vem desde 1998 atuando na área da sanação da energética do feminino em uma visão transpessoal (bio-psico-emocional- espiritual).

Em sua concepção é voltada a recuperação do princípio que se baseia na amplitude e na habilidade de expressar plenamente o verdadeiro self que consiste em recuperar as formas criativas de ser e perceber, descobrir suas potências e as colocar no mundo para efetivar a pulsação de viver.

Com uma abordagem transdisciplinar holística e complementar em saúde, apresenta um conjunto de valores, conhecimentos, ferramentas, técnicas e vivências associadas a busca constante da relação entre a energia vital, suas manifestações corporais, integração final na consciência e transcendência espiritual.

A Theaterapia (Terapia da Mulher) tem como premissas de pensamento terapêutico transitar dentro do seguinte universo da Autocapacidade, Libertação das Máscaras, Inspiração, Força, Poder e Energia.
Depoimentos da rede da Theaterapia®

Theaterapia®

Como funciona o processo terapêutico?

Tamaris Fontanella

O processo terapêutico da Theaterapia® é desenvolvido individualmente.
São marcadas sessões terapêuticas com encontros que se seguirão semanais ou quinzenais.

Nossa primeira sessão será para que você aborde sua história, sua vivência e as consequências desse histórico hoje em sua vida.
Já na primeira sessão é introduzida a mandala da jornada da mulher contemporânea voltada ao seu propósito e que proporcionará o direcionamento do mergulho em sua jornada terapêutica, a guia do reencontro com sua própria essência nas potências que serão desenvolvidas ao longo do processo.

Nas sessões seguintes serão trabalhadas sua capacidade de romper as barreiras da ilusão e da dor, flexibilizar seu encouraçamento e levá-la ao processo de expansão, uma pulsação de vida saudável, ter prazer e de expressar sua essência em toda a magnitude da sua consciência de unidade.

Não há uma quantidade de sessões específicas que determina um começo e um fim de sua terapia, pois tudo depende do que foi gravado por você, dos imprintings/sintomas que foram promovidos (como pânico ou depressão, por exemplo) e da realidade que você absorveu perante o abuso da sua essência.
Porém, durante toda a jornada você tem consciência da passagem de uma etapa para outra porque tem a mandala da mulher contemporânea te mostrando os caminhos percorridos.

A sua jornada na Theaterapia® pertence a você e será facilitada por Tamaris Fontanella para que seja possível que você se torne sua própria agente de cura, de transformação e ascensão. Nosso objetivo pe entregar para você suas medicinas e as rédeas da sua vida para se tornar uma mulher cheia de vida, capaz de vivenciar e se expressar o contato com sua real sensação e sentimento, aprimorar sua inteligência emocional e a conduzir para o prazer de ser e estar nessa existência.

Em nossos encontros teremos partilha, discussão e práticas com diversas ferramentas terapêuticas, para auxiliar no processo terapêutico. Entre nossas consultas você é amparada pelas Essências Vibracionais e os Florais do Despertar Feminino.

Tamaris Fontanella atende somente online através de webconferência!

Entre em contato para MARCAR SUA CONSULTA

"A Theaterapia é um universo novo, rodeado de mulheres, de saberes, de vivência, de amor que eu não esperava encontrar porque passei muito tempo da vida achando que ser homem devia ser melhor. É uma terapia que convida a reconexão da mulher ao feminino sagrado através de diversas ferramentas terapêuticas, proporcionando o equilíbrio bio-psico-socio-espiritual da mulher contemporânea que habita em nós." Camila A
Camila A.

Valores da Theaterapia

  • Auto aceitação
  • Liberação de Máscaras
  • Inspiração
  • Força
  • Poder
  • Energia

Fundamentos da Theaterapia

  • Libertação do abuso da essência
  • Relação Eu-Tu-Nós
  • Matrística
  • Sagrado Feminino
  • Feminino Sagrado
  • Associação Arquetípica
  • Empoderamento Feminino

Caminhos da Theaterapia

  • Retorno ao lar
  • Resgate da essência
  • Alma autêntica
  • Ocupação do tempo-espaço real
  • Retomada do seu espaço de alma
  • Reconhecer e Empoderar-se da suas Raízes (Valores) e Forças (Virtudes)
  • Liberação de suas potências inata e adquiridas
  • Desenvolvimento de um Eu íntegro
  • Empoderamento da essência para uma pulsação saudável
  • Auto conscientização
  • Inteligência emocional
  • Ressignificação do Ser e Estar Mulher
Breve história da Theaterapia®

“Imbuída do sonho antigo da solidificação da Irmandade de Thea, uma centelha que sempre e sempre vibrou dentro de mim, me coloquei a disposição de reverberar todo o meu conhecimento como uma forma de gratidão a tantas mulheres atendidas pela Theaterapia® e também de compartilhar o caminho da sanação do feminino para outras terapeutas.
Hoje a Theaterapia®, após mais de 20 anos de estudos e práticas de campo, é um conjunto de ferramentas terapêuticas que englobam meus saberes da conexão entre a Teoria Reichiana do Desenvolvimento Corporal/Psíquico, Técnicas Terapeuticas Holísticas, Transpessoais, Complementares, Arquetípicas, Psicoterapia, Psicopedagogia, Neurociência, Danças Circulares, Danças Sagradas, Xamanismo (Caminho Vermelho, Andino e Mapuche), Medicinas Naturais, Oráculos Terapêuticos, Sagrado Feminino Ancestral e Focalização de Constelações Familiares, com o propósito de alcançarmos o reequilíbrio Bio-Psico-Sócio-Espiritual da Energia do Feminino
” Tamaris Fontanella

Como Tamaris Fontanella se inspirou para criar a Theaterapia®
“Thea”, traduzida por si só significa Deusa. A palavra Thea também nos liga a existência de uma Deusa Mãe pré-helênica, uma Titã. Com base em um poema de Homero, Thea foi casada com o irmão Hyperion , dando à luz Helios (o Sol), Selene (a Lua) e Eos (o Dia). Ela era uma deusa oracular e uma deidade profética de um santuário na região de Phtiotis na Tessália.
Tamaris Fontanella
Tamaris Fontanella
Idealizadora da Theaterapia®

Porém, em meus aprofundamentos e contatos, a palavra Thea me direcionou ao termo grego ligado a área da Tealogia atribuído por Valerie Saving e Isaac Bonewits (1976), que se aprofunda especialmente no estudo da Deusa em “The Changing of the Gods” (Noemi Golderg, 1979) como produções intelectuais sobre a natureza da Deusa e suas relações com o mundo em geral e os seres humanos em particular. Outros estudiosos como Carol P. Christi, Rita Nakashima Brock, Ursula King, Charlotte Caron, Melissa Raphael, Kerry Kelly Novick e Jack Novick (Author) dissertaram sobre o tema aprofundando a ligação da deusa ancestral a mulher contemporânea e sua atuação no contexto de mudança da essência da mulher.

Segundo a etimologia, terapia, do Latim THERAPIA, do Grego THERAPEIA, do verbo THERAPEUEIN, significa tratar, curar. Este termo está bem presente no universo da psicoterapia e na própria palavra. Terapia, terapeuta, vínculo/aliança/relação terapêutica.

Theaterapia é a história, a sacralidade, a resignificação, a transcendência e a reverência por toda a energia feminina em sua pulsação bio-psico-socio-espiritual.
Thea é a Teia, tecida por todas as mulheres (Tecelãs Divinas) que vieram antes de nós e virão depois de nós e assim compõem a Irmandade Thea.

Como surgiu?

Em 1994, Tamaris Fontanella começa a se aprofundar nos saberes sagrados femininos quando aos 17 anos teve seu primeiro grande rito de transcendência quando foi diagnosticada com câncer.

Durante o período de tratamento, se dividindo entre os estudos na faculdade de biologia e da teologia feminina, foi ordenada Sacerdotisa da Antiga Religião, iniciada no Xamanismo, obteve estudos do kardecismo, da Sévis Gine (magia africana e tahitiana), da Rosa Cruz, da Teosofia e fez diversos cursos como taroterapia, cromoterapia, trofoterapia, radiestesia, astrologia, fitoterapia e muitas outras técnicas terapêuticas.

A partir daí estudar e praticar a Antiga Religião e o Xamanismo tornou-se para nossa idealizadora estudar os Mistérios da Thea e de todo o Universo da energética ancestral e contemporânea da Mulher, estudar as ferramentas naturais que a Mãe Natureza nos dá para termos saúde física, mental e espiritual.

A perspectiva da Theaterapia surgiu logo após o curso de formação de terapeutas em Energy Healing (1998) onde inicialmente os trabalhos eram focados no resgate da Mulher Ancestral com enfoque na Antiga Religião (Matriarcal). E logo em sua sequência o conhecimento das deusas arquetípicas e do xamanismo matricial passaram a ser ferramentas de condução dos processos terapêuticos. 

Procurando um nome para diferenciar seu trabalho terapêutico dos encontros feitos com a energia matrifocal foi inspirada pelo livro Working with parents make therapy works (Novick&Novick) reavivando a palavra “Thea” no contexto terapêutico e pelo livro a Goddess within (em português Deusa Interior de Woolger&Woolger) tendo assim as primeiras diretrizes para implementação com nome de Theaterapia.

A Theaterapia a partir de então foi moldada com os conhecimentos da Bioterapia, da Naturopatia, da Psicoterapia Reichiana e Junguiana, da Bioenergética, da Terapia Transpessoal, da Psicopedagogia, das Constelações Sistêmicas, do Xamanismo, das Danças Circulares e Ritualísticas Femininas e diversas técnicas terapêuticas holísticas e complementares em saúde.

Com um caminhar de 9 anos em trabalhos de grupos e atendimento de consultório, em 2007, começa a permear o meio acadêmico, e assim a Theaterapia é levada ao V Pré Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos, no I Diálogo Paranaense de Teatro do Oprimido e no I Encontro da Luta Antimanicomial em Londrina.

Em 2008 participa da IV Jornada Interestadual de Psicoterapia Corporais e do XIII Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais e no VIII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais em Curitiba apresentando trabalhos da Theaterapia e consolidando uma das suas primeiras vertentes a Theadança. E no mesmo ano I Encontro Anual de Terapias e Espiritualidade do Paraná é apresentado o Goddesses Reiki e o sistema Moon Blessing.

Tamaris Fontanella, em 2010, lança seu primeiro livro de pinturas trazendo a arteterapia e a ideia do movimento de pulsação circular dos círculos de mulheres: Mandaleando – Onde eu estiver aonde quer que eu vá e a coleção Manual do Terapeuta com os primeiros 3 exemplares em Terapia Floral de Bach, Austrália e Saint Germain.

Em 2011 surge seu primeiro livro na área da terapia da mulher: Pompoarismo – Reinvente sua Vida Sexual e Melhore sua Saúde Genital lançado no XVI Encontro Paranaense e no XI Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais.

Outros livros da nossa idealizadora: Celtic Reiki – O Despertar (2010), Toque Terapêutico – Manual do Terapeuta (2010), Herbanário Sagrado – A Fitoterapia Ancestral (2011), Reiki Usui, Tibetano e Kahuna – O Despertar (2011), Introdução a Terapia Floral – Bases e atendimento ao cliente (2013), 2a. edição do Pompoarismo: Reinvente sua vida sexual e melhore sua saúde genital (2014), Conceitos em Terapias Complementares e Holísticas (2015), Conceitos de Psicologia para Terapias Complementares e Holísticas (2015), Ética Profissional em Terapias Complementares e Holísticas (2015), Psicofilosofia Huna (2015), Essências Vibracionais Despertar Feminino: Manual do Terapeuta (2015), O Rosário das Matriarcas: Luz, Paz e Amor a cada rezo (2016), Mulheres Visionárias: do Sagrado Feminino a Terapia da Mulher Contemporânea (2021)

A Theaterapia continou a co-criar novas áreas de atuação como a Theafotografia (o projeto “Um Olhar sobre as Deusas do Século XXI” e o “Marylin e Eu” foram expostos no Afrodite Festival Multicultural (SJP/PR) em em diversos espaços terapêuticos).

Inspirou novas comunidades como o Núcleo da Mulher, a Teia de Luz, o coletivo Despertar Feminino, o Instituto Despertar Feminino, a Irmandade de Thea e os Saberes de Thea.

Brilhou na Theadança com diversas apresentações e foi a sustentação do Espetáculo Mulheres Dançando a Vida (2010 e 2011).

Lançou novas ferramentas terapêuticas como as Essências Vibracionais do Despertar Feminino e todo uma linha voltada aos aromas da energética feminina, a Thea Spirit Dolls, as Cartas Oraculares de Thea, as Cartas das 13 Avós, a Mandala de Thea, os Florais Despertar Feminino e formas de expressão e práticas de vida: o Theaxamanismo.

E em 2016 nasceu o Curso de Formação de Focalizadoras de Círculos de Mulheres – ênfase em Theaterapia.

O sonho ainda continua reverberando agora no ventre e coração das formadas em Theaterapia® e com a consagração do lançamento do livro Mulheres Visionárias: do Sagrado Feminino à Terapia da Mulher Contemporânea (2021).

Gostaria de se tornar uma Theaterapeuta?

É possível ser uma Agente de Transformação na vida de muitas mulheres com uma metodologia eficaz!

Todas nós precisamos de você!